Amortização, o segredo para quitação.
Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas quando se deparam com o tempo de pagamento do financiamento, desanimam. Nesse texto vamos mostrar como você pode quitar seu imóvel muito antes do prazo total de financiamento.
Diversas pessoas sonham em comprar sua própria casa ou apartamento, guardam dinheiro por um período para entrada e o restante fazem financiamento. Mas ao financiar o valor se questionam se existe alguma outra forma de reduzir as parcelas. Existe, e o nome é Amortização, e nesse texto vamos explicar melhor.
O que é amortização?
A amortização de um financiamento imobiliário nada mais é do que a antecipação do saldo devedor. Ou seja, quando assinado um contrato de financiamento com o banco, é estabelecido valores das parcelas e o tempo determinado para quitação, se você efetua o pagamento de uma dessas parcelas a mais, do que a do mês em questão, está amortizando a sua dívida com o banco.
Quando você adianta o pagamento de uma ou mais parcelas do financiamento, geralmente reduz o montante total de juros e taxas que seriam aplicados sobre essas parcelas ao longo do tempo. Além disso, ao antecipar o pagamento, você reduz o saldo devedor, podendo resultar em uma diminuição do número total de prestações restantes. Essa opção é muito utilizada para quem recebe dinheiro extra, bônus, décimo terceiro, férias, entre outros.
Quais os tipos de amortização?
Existem dois tipos mais comuns de amortização, a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price.
A diferença entre esses dois sistemas seria que a Tabela SAC prevê um pagamento maior nas primeiras parcelas e menor do final do contrato, ou seja, os valores vão diminuindo gradativamente conforme o tempo. Já na Tabela Price, as parcelas do financiamento são fixas durante todo o período do contrato.
- SAC: parcelas com valor decrescente e amortização fixa;
- Tabela Price: parcelas com valor fixo e amortização crescente.
Como funciona a amortização?
Conforme informado anteriormente, a amortização ocorre quando é adiantado o pagamento de uma ou mais parcelas do financiamento, diminuindo o tempo de contrato ou reduzindo o saldo devedor. Existem duas maneiras de amortização que vamos explicar resumidamente:
Amortização do saldo devedor:
A amortização do saldo devedor se refere a redução gradual do valor total do empréstimo ao longo do tempo. Quanto menor o saldo devedor, menos juros ao longo do tempo, tornando o empréstimo mais econômico.
Amortização das parcelas:
A amortização das parcelas é uma proporção crescente do pagamento mensal que fica dedicada à redução do saldo devedor, contribuindo para a liquidação gradual do empréstimo.
Posso usar o FGTS para amortizar?
Você consegue utilizar o saldo do FGTS para amortizar suas parcelas do financiamento imobiliário. Para isso, você precisa solicitar a Caixa Econômica Federal, informando o motivo e apresentando os documentos necessários para o saque do fundo.
Caso a caixa seja responsável pelo financiamento, você pode estar amortizando diretamente pelo aplicativo Caixa Habitação.
Essa solicitação pode ser feita a cada dois anos. Lembrando que algumas instituições permitem que você quite 80% da dívida com o saldo do FGTS.
Com tantas opções de financiamento imobiliário disponíveis para ajudar a comprar um imóvel com a possibilidade de amortizar a dívida futuramente, conquistar sua casa própria ficou muito mais fácil. Mas lembre-se de escolher sempre a opção de amortização que se adeque ao seu orçamento.
E caso pense em adquirir um imóvel, a EBI pode ajudar você nessa procura. Contamos com uma equipe altamente preparada para lhe auxiliar.
Encontre seu lugar ideal!
Keywords: Amortização, financiamento, empréstimo, FGTS, imóvel, saldo devedor.