Aprenda a montar um jardim suspenso no seu apartamento
Além de deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes, usar plantas na decoração também tem benefícios para a sua saúde
Seja em um vaso dando vida e cor a um cômodo especifíco ou sendo as verdadeiras protagonistas de um ambiente, as plantas têm a capacidade de deixar espaços mais aconchegantes e bonitos. Para quem mora - ou está pensando em morar em um apartamento - e ama viver rodeado pelo verde da natureza pode ser um verdadeiro desafio conciliar as duas coisas. Pensando nisso, arquitetos e paisagistas cada vez mais indicam o jardim suspenso como alternativa, mas qual a forma mais adequada de cultivar plantas nesses espaços?
Antes de montar um jardim suspenso no seu apartamento é importante observar se o espaço escolhido tem iluminação adequada às plantas. Vale lembrar que não necessário que raios solares incidam diretamente sobre elas, mas é preciso uma quantidade de luz suficiente para realizar os processos químicos e biológicos de forma satisfatória. O recomendável é que sejam colocadas próximo a janelas ou na varanda.
Fique atento também à quantidade de água que cada espécie precisa para sobreviver. Se você mora ou pretende morar próximo à praia, é fundamental ter atenção especial para que não fiquem ressacadas. Lembre-se ainda que podas serão necessárias com frequência.
Benefícios das plantas para a saúde
Engana-se quem pensa que ter plantas em casa é um opção meramente decorativa. Um estudo elaborado pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura analisou os efeitos das plantas em 90 pacientes recém-operados. Curiosamente a pesquisa constatou que os que receberam arranjos em seus quartos apresentaram menor pressão arterial, frequência cardíaca mais regulada e índices menores de ansiedade e fadiga. Além disso,
esses pacientes também precisaram de uma quantidade bem menor de analgésicos.
Cientistas da NASA constataram que as espécies Crisântemo, Lírio-da-paz e Hera absorvem melhor compostos quimícos prejudiciais à nossa saúde, servindo como purificadores naturais do ar.
Nada mal, não é mesmo?
Mãos à obra
Com tudo isso em mente, vamos ao que interessa: afinal como montar um jardim suspenso?
- Escolha o(s) espaço(s) mais adequado(s) para a intervenção;
- Escolha uma das plantas mais adequadas para esse tipo de paisagismo, algumas delas são: Barba-de-serpente, Suculentas, Cactos,
Jiboia, Colar-de-pérolas, Flor-batom, Samambaia e Singônio;
- O jardim pode ser preso à parede, usando vasos formando um grande painel ou suspenso com cordas ou estruturas metálicas. Use a criatividade!
Inspirações
Separamos alguns exemplos de jardins suspensos em apartamentos para servirem de inspiração para você, confira: