Bairro Efapi em Chapecó
O bairro Efapi pode ser considerado uma cidade à parte. Para que se tenha uma ideia da imensidão de serviços públicos que existem na localidade, os cerca de 40 mil moradores do bairro contam com Ciretran, Casan, Balcão de Empregos e Instituto Geral de Perícias (IGP). É quase desnecessário visitar a região central da cidade.
O nome do bairro é Efapi porque foi na localidade que germinou a tradicional Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó, que recebeu a abreviação de Efapi. Desta forma, o local foi sendo reconhecido por esta nomenclatura, até que se consolidou como bairro nas décadas seguintes.
Entre os serviços privados à disposição estão supermercados, bancos, pizzarias, lojas de materiais de construção entre outros. É no bairro que fica, também, a importantíssima Unochapecó, maior universidade do Oeste catarinense. O Parque de Exposições Tancredo de Almeida, onde ocorrem vários eventos de grande porte, também é no Efapi.
Assim como todo o estado de Santa Catarina, Chapecó tem bons índices no aspecto da segurança - foi apontado como um dos municípios mais seguros para os jovens em levantamento recente -, até porque é um município de comunidades trabalhadoras, com povo ordeiro e interessado em prosperar. È bastante comum que trabalhadores do município passem a investir no próprio negócio após um tempo, já que é terra fértil de investimento.
Aliás, em termos de estruturas públicas, seja hospitais, postos de saúde, escolas e creches, os chapecoenses estão bem servidos. Contam com serviços gratuitos de excelência, reconhecidos em todo o território nacional. Há também opções para a noite chapecoense. Barzinhos, pubs e baladas ditam o ritmo das madrugadas, contando desde pubs de rock até as cada vez mais populares festas de sertanejo universitário.
Chapecó é uma das cidades com maior IDH, PIB e população de Santa Catarina. Desde sua fundação, foi bastante colonizada por gaúchos, sendo que a cultura do Rio Grande do Sul é bastante presente no estado.