Confira 4 dicas valiosas para comprar o seu primeiro apartamento
Descubra o que fazer para que a aquisição do seu primeiro imóvel não seja sinônimo de dor de cabeça
A compra do primeiro imóvel é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. Seja dando o passo inicial como investidor no mercado imobiliário ou adiquirindo um imóvel para residir, é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar que esse início de etapa se torne sinônimo de problemas e muita dor de cabeça. Pensando nisso, separamos 4 dicas valiosas para ajudar você na compra do seu primeiro apartamento, confira!
Planejamento Financeiro
É isso mesmo . Não tem para onde correr! O primeiro passo na hora de comprar o seu primeiro apartamento não é escolher o empreendimento,a decoração ou algo do tipo, mas sim colocar na ponta do lápis todos os seus gastos fixos, calcular dívidas (caso você tenha!) e elaborar um bom planejamento financeiro. Isso ajudará você a ter uma visão geral da sua situação financeira e servirá como um guia para não comprometer o orçamento pessoal e/ou familiar. Na prática,o seu planejamento precisa contemplar aspectos como: metas, controle de ganhos e gastos e des
pesas fixas e variáveis.
Escolhendo o imóvel
Quando o assunto é a compra de um imóvel você tem três opções: comprar um imóvel novo, usado ou na planta. Essa decisão depende do que você procura e também das suas condições financeiras para tal. Apartamentos novos geralmente têm maiores opções de lazer, já os usados costumar ter a vantagem de espaços mais amplos e preços mais acessíveis. Os apartamentos na planta têm como vantagem a possibilidade de serem personalizáveis - isso, claro, a depender da construtora.
Busque Imovéis
Agora que você tem um panorama da sua saúde financeira e já decidiu qual tipo de imóvel pretende comprar, é hora de escolher o apartamento ideal. Não abra mão de uma busca detalhada, pesquise sites confiáveis e reconhecidos no mercado imobiliário e selecione o apartamento que melhor se encaixa ao que você procura.
Condições de pagamento
Dê atenção às condições de pagamento, ao valor das parcelas e também verifique as despesas adicionais do processo. Não esqueça de verificar também qual o sistema de amortização utilizado.