Marketing Digital para Corretor de Imóveis: 8 dicas para um Instagram profissional

Ter um bom Instagram profissional é uma estratégia de Marketing Digital essencial para Corretores de Imóveis atualmente

Marketing Digital para Corretor de Imóveis: 8 dicas para um Instagram profissional

Ter um bom Instagram profissional é uma estratégia de Marketing Digital essencial para Corretores de Imóveis atualmente

 

Está pensando em ter um Instagram profissional para Corretor de Imóveis? Separamos 8 dicas para iniciar do zero ou potencializar o seu perfil no Instagram.

1- Qual a aparência do seu perfil?

Assim como você tem a necessidade de estar apresentável em seu ambiente de trabalho, o mesmo princípio deve ser aplicado à sua conta no Instagram. Tire alguns minutos para observar seu perfil com um olhar um pouco mais crítico e com certeza você irá identificar pontos que precisam ser melhorados.

Pense um pouco e responda a si mesmo algumas perguntas: Qual a mensagem que a minha foto de perfil transmite? Ela aparenta seriedade e profissionalismo ou descontração?

Essa pergunta tem significativa importância, uma vez que o trabalho de um corretor de imóveis está totalmente baseado em transmitir segurança e confiabilidade ao cliente em potencial.

Observe também se a sua biografia no Instagram traz uma mensagem direta; ao chegar ao seu perfil, o usuário identificará imediatamente como você pode ajudá-lo?

Lembre-se de facilitar e agilizar ao máximo a experiência do seu cliente em potencial; o perfil deve ser um mecanismo que promova o máximo de praticidade possível.

2- Conteúdo de Valor

Tenha em grande estima as preferências e o motivo pelo qual seus seguidores chegaram e permaneceram em seu perfil. É importante ter em mente que o seu público tem necessidades específicas ao chegar até você e elas precisam ser atendidas, do contrário, você será substituído.

 

O caminho para conseguir reter audiência e manter suas taxas de engajamento em ascensão é através de um conteúdo com valor e, sobretudo, relevante para o seu público.

 

3- Sem vídeos, sem views

Desde o segundo semestre de 2021 se intensificaram os debates sobre o alcance de vídeos no Instagram em comparação ao alcance de posts estáticos (fotos).

Foi justamente nesse contexto que o Instagram publicizou informações que confirmaram o que muitos já cogitavam: vídeos têm sim um alcance maior e o algoritmo da rede social na vinha passando por aprimoramentos que visavam potencializar ainda mais essa distribuição, impulsionando, assim, criadores de conteúdo a usarem cada vez mais esse recurso para se comunicar dentro da plataforma.

Tendo isso em mente, o Reels (uma aba específica para vídeos) foi lançado e hoje é um espaço bastante explorado para atrair principalmente novos seguidores e alcançar uma audiência mais ampla.

 Por isso, aposte nos reels (vídeos mais curtos, bastante semelhantes aos publicados na rede social Tiktok) e use uma linguagem mais descontraída e informal ? avaliando o impacto disso para o público que você tem como alvo, claro ? e prepare-se para ver muitas novas pessoas visitando o seu perfil.

4- Palavras-chave ? Sim!

Engana-se quem pensa que o uso de palavras-chave se restringe apenas aos textos escritos blogs e sites, no Instagram elas também têm papel fundamental e auxiliam bastante quando o objetivo é que o seu perfil seja encontrado por alguém em meio a tantas opções.

Uma ótima alternativa é usar as palavras-chave nas hashtags ao fazer um post, com isso, seus posts serão exibidos para novos usuários que ainda não seguem o seu perfil, mas têm interesse no segmento imobiliário.

5- Relacionamento

Apesar de ser completamente intrínseco às redes sociais, é comum o relacionamento ser deixado em segundo plano. Como isso é possível? Quando você simplesmente faz um post, mas não acompanha o desenvolvimento dele, não interage com seus seguidores e por aí vai.

Ao publicar uma foto e receber comentários, o ideal é que você responda a eles. Além de ser um aspecto positivo no que diz respeito ao relacionamento em si, essa ação também ajuda na distribuição do seu conteúdo na rede, já que o algoritmo do Instagram elevará o alcance do seu post ao passo em que mais pessoas interagem com ele.

Caixinhas de perguntas, enquetes e diversos outros recursos de interação estão disponíveis também para serem usados ? na proporção adequada ? também nos stories do seu Instagram. Ao usá-los, você sinaliza aos seus seguidores sua total disponibilidade para diálogos e interação.

Pense na sua rede social como uma extensão do seu cotidiano e não como um ?mundo virtual?, perceba que se você está andando pela rua e um conhecido seu lhe deseja ?bom dia!? e você simplesmente continua a andar e não o responde, as chances de vocês se encontrarem uma segunda vez e essa pessoa repetir a ação é bem menor.

O mesmo pode ser aplicado ao seu Instagram; nenhum seguidor deseja ficar diariamente reagindo às suas propostas de interação e sendo ignorado. Então, caso seja um volume exorbitante de pessoas, tente responder ao máximo e desculpe-se publicamente por não ter conseguido atender a todos. Isso demonstra que você se importa genuinamente e valoriza a disposição dessas pessoas a estarem presentes em seu Instagram.

6- Frequência

Existe uma enorme discussão sobre frequência de publicações: há quem diga que esse não é um ponto tão relevante assim, e há quem defenda com unhas a dentes a obrigatoriedade de diversas publicações diárias. Mas como se posicionar diante disso?

É importante ressaltar que estamos falando de uma rede social com peculiaridades bem específicas. Trabalhar com o algoritmo do Instagram talvez seja o maior desafio com o qual você precisará lidar, isso porque ele tem parâmetros muito bem definidos sobre quais e quando distribuir posts feed a fora.

Sabendo que estamos diante de um sistema robótico com critérios pré-definidos, é preciso sermos honestos com o fato de que a frequência de publicações é sim bastante relevante, mas ? claro, não é o mais importante. Vejamos:

Imagine que você tem um Instagram profissional para Corretor de Imóveis, no entanto suas publicações são sempre uma foto do seu cachorro, dicas de culinária ou opiniões sobre o seu time de futebol favorito; seus seguidores chegaram ao seu perfil tendo preferência por imóveis, mas você publica diariamente tudo, menos conteúdos relacionados a imóveis.

Nesse caso, a frequência é realmente o mais importante a considerar? Sabemos que não!

A frequência, aliada a um conteúdo que desperte o interesse dos seus seguidores e se encaixe no seu nicho, pode sim ter um impacto bastante relevante.

7- Seja estratégico

A palavra ?estratégia? parece estar cada vez mais em alta quando se fala de posicionamento e presença digital. Mas, afinal, o que esse termo tem a ensinar de relevante para nortear o modo como suas redes sociais são conduzidas?

Ser estratégico é pensar, considerar e agir tendo como alvo um ou mais objetivos específicos. Quando você age ou faz algo estrategicamente, significa que você baseou essa ação em um objetivo que pretende alcançar e isso faz total diferença nos seus resultados.

Corretor(a), em se tratando do uso do Instagram como ferramenta de promoção profissional, ser estratégico é não apenas publicar fotos e vídeos mostrando imóveis, por exemplo. Esse seria o caminho mais óbvio e muitos colegas de profissão já fazem isso; mas se você pretende ir além, sair da zona de conforto e colher novo a frutos, é importante entender que o seu público nas redes sociais deseja saber também sobre bastidores, entender como algo funciona na prática.

Simplesmente ao levar isso consideração, você já está sendo bastante estratégico. O grande mote é nada pareça armado, de caso pensado, mas que pareça natural; se todos descobrem a sua ?mágica?, ela perde totalmente a sua principal função, que é impressionar.

Ser estratégico significa enganar às pessoas? De modo algum! Em hipótese adote essa visão, pois os riscos são quase irreparáveis após ter a imagem manchada nas redes sociais.

Busque planejar suas publicações de modo concatenado e pensando nelas como um todo, todas convergem no seu objetivo final, que é cativar pessoas com potencial de se tornarem clientes.

Vamos a um exemplo: uma das maiores influenciadores digitais do Brasil, Virgínia Fonseca, acumula nada mais nada menos do que 31 milhões de seguidores no Instagram. No final de 2021 a influencer lançou um produto que lhe rendeu um faturamento de mais de R$ 1 milhão em menos de 3 meses de lançamento.

Qual foi a estratégia de divulgação? Algo relativamente simples: antes e após o lançamento, Virgínia aparecia todas as manhãs em seus stories conversando com os seguidores enquanto usava o produto; sem citá-lo, simplesmente usando. Perceba quão estratégica foi essa ação totalmente planejada, mas que poucas pessoas sequer cogitavam ser intencional até que o lançamento foi anunciado.

Mostre um imóvel despretensiosamente em seus stories, associe sua marca a situações habituais e crie um ambiente confortável aos seus seguidores, sem parecer que deseja simplesmente vender imóveis.

8- Trabalho em equipe!

Se você leu todas as dicas até aqui, com certeza está questionando se é realmente viável uma só pessoa conseguir colocar todas elas em prática e, ainda assim, administrar as demandas profissionais do dia a dia de um Corretor de Imóveis.

Nossa resposta a isso é que o trabalho em equipe sempre será a melhor alternativa para tudo, principalmente quando o assunto é algo tão fundamental para a sua atividade profissional, como é o caso do Marketing Digital para Corretor de Imóveis.

E é justamente por isso que no Sócio Corretor de Imóveis você , totalmente à sua disposição, time especializado em Marketing para lhe prestar todo o auxílio necessário e ajudar a consolidar sua marca no mercado, além de gerir o seu Marketing Digital da forma mais adequada, tendo em vista o público que você deseja atingir.

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