A palavra belvedere vem do italiano, e significa bela vista. Foi baseado nas belezas naturais das redondezas do local que uma antiga construtora deu o nome do que era para ser apenas um loteamento, ainda nos anos 1970. Contudo, a força e o crescimento desta localidade o transformaram em um dos mais prósperos bairros de Chapecó.
Em termos de estruturas públicas, seja hospitais, postos de saúde, escolas e creches, os chapecoenses estão bem servidos. Contam com serviços gratuitos de excelência, reconhecidos em todo o território nacional. Há também opções para a noite chapecoense. Barzinhos, pubs e baladas ditam o ritmo das madrugadas, contando desde pubs de rock até as cada vez mais populares festas de sertanejo universitário.
A história do Belvedere seguiu os passos da forte religiosidade de seu povo. Missas, catequeses e encontros de oração eram bastante comuns e até hoje os membros da comunidade se unem para celebrar novenas ou missas. Contando com escolas, creches e postos de saúde, o bairro tem sua principal força econômica na indústria.
Chapecó é uma das cidades com maior IDH, PIB e população de Santa Catarina. Desde sua fundação, foi bastante colonizada por gaúchos, sendo que a cultura do Rio Grande do Sul é bastante presente no estado.
No Belvedere ficam duas transportadoras conhecidas em todo estado, a Alfa Transportes e a Transportes Tozzo. Há também distribuidoras de bebidas, como a Pitt e a Coca-Cola. É uma das localidades com maior incidência de empregos na pujante Chapecó.
Assim como todo o estado de Santa Catarina, Chapecó tem bons índices no aspecto da segurança - foi apontado como um dos municípios mais seguros para os jovens em levantamento recente -, até porque é um município de comunidades trabalhadoras, com povo ordeiro e interessado em prosperar. È bastante comum que trabalhadores do município passem a investir no próprio negócio após um tempo, já que é terra fértil de investimento.
CRECI-SC 2934J
© 2025 EBI - Eu Busco Imóveis - Todos os direitos reservados.