A história do Centro se confunde com a própria história do município de Blumenau. Foi nesta região que o município germinou para prosperar. Quem pensa nas grandes cidades de Santa Catarina, logo coloca na lista o município de Blumenau. Cidade colonizada por alemães e frequentemente recordada pela grande festa de proporções nacionais, a Oktoberfest, Blumenau cresce e se desenvolve, sobrevivendo a toda e qualquer crise no país com grande oferta de emprego. O segredo é o empreendedorismo e criatividade do acolhedor povo blumenauense.
O município que atualmente conta com cerca de 350 mil habitantes é localizado no Vale do Itajaí. Chama atenção não só pelas festas típicas e ativa vida noturna, com pubs e barzinhos - sempre reverenciando o chope, muitas vezes artesanal e produzido na própria cidade -, mas também bela sua economia. No levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, Blumenau é atualmente a quarta colocada do ranking na geração de riquezas no estado.
Um dos mais importantes índices que revelam a qualidade de vida em um município, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o 19º melhor de todo o Brasil. Mais importante do que todas as estatísticas está o sorriso no rosto dos blumenauenses, um povo receptivo e acolhedor e que vem recebendo cada vez mais turistas ou pessoas que chegam para fixar residência nos tradicionais bairros.
A força econômica de Blumenau segue sendo a área das indústrias. Forte na parte da fiação e do mercado têxtil, a cidade foi o berço de grandes empresas do ramo no cenário nacional, como a Hering e a Dudalina. Empresas de outros ramos, como a Cremer, de saúde, e a Hemmer, de alimentos, também ajudam a alavancar a economia no município. A cidade foi um dos berços da imigração alemã, e foi recebendo com o tempo centenas de colonos do país germânico, a maioria provinda de más condições de vida, como miséria e pobreza.
CRECI-SC 2934J
© 2024 EBI - Eu Busco Imóveis - Todos os direitos reservados.