Um dos berços do desenvolvimento blumenauense é o bairro Itoupava Seca. Hoje bastante estruturado e completo, o local foi vislumbrado já pelos antigos como sendo capaz de receber o que havia de melhor e mais tecnológico nos grandes centros urbanos. Foi ali, portanto, que surgiu a primeira linha de ônibus de Blumenau.
Altamente industrial desde o começo de sua história, o bairro Itoupava Seca foi um tubo de ensaio para diversas empresas. Se Blumenau é hoje uma cidade economicamente pujante e uma das forças de Santa Catarina, foi no bairro que muitas das principais empresas e dos principais empreendedores afloraram. A primeira cervejaria, a primeira fábrica de coclhões e até mesmo a primeira fábrica de fécula da América Latina brotaram ali.
Atualmente, o bairro é bastante diversificado. É bastante procurado na noite, principalmente por contar com o pub de rock Ahoy!. É ali que fica, também, uma das lojas da Cremer, empresa de algodões, cotonetes e outros utensílios de higiene e farmácia. Há várias opções gastronômicas no local, além de pontos importantes da cidade, como o Hospital do Pulmão e a Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga.
A palavra Itoupava é indígena, de origem dos nossos nativos tupi-guarani, e significa corredeiras. Neste caso, indica que esta região tem as corredeiras mais finas em comparação com Itoupava Norte, por exemplo. No tempo de estiagem, as pedras aparecem no leito do rio Itajaí-Açu. Antigamente, a localidade era conhecida como Altona, que vem do dialeto hamburguês ‘All-zu-nah’, bairro perto de Hamburgo, na Alemanha.
Tornar-se mais um blumenauense deixou de ser um sonho, e o bairro Itoupava Seca pode ser o destino de quem deseja contar com a qualidade de vida dos moradores do Vale do Itajaí, uma das regiões mais prósperas do estado, além de contar com a história do rico, nobre e charmoso Vale Europeu.
CRECI-SC 2934J
© 2024 EBI - Eu Busco Imóveis - Todos os direitos reservados.